Projecto Almonda - Campanha 2012

Projecto Almonda - Campanha 2012

Na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no Sistema do Almonda nos últimos anos, vai decorrer entre 14 e 22 de Julho a campanha 2012 do Projecto Almonda do colectivo XploraSub/NEUA. 
Para além de incursões ocasionais, este período será precedido de dois fins-de-semana de intervenções preparatórias, entre 19 de Maio e 10 de Junho.


Almonda



Já foram, entretanto, estabelecidos contactos com algumas associações espeleológicas no sentido de se virem a desenvolver, ainda durante o corrente ano, intervenções de reconhecimento noutras áreas do sistema, seguindo o planeamento estabelecido pelo colectivo que assenta numa lógica de intervenção progressiva e sistemática.


Veja a reportagem SIC, que acompanhou o colectivo em 2011


------------


Project Almonda – 2012 Expedition

Following the work that has been developed in recent years in Almonda System, the 2012 expedition by XploraSub/NEUA will take place between 14 and 22 of July.

This period will be preceded by two preparatory interventions, between May 19 and June 10.

Meanwhile, contacts have been established with some speleological associations in order to proceed, during 2012, with recognition actions in other areas of the system, following the plan established by XploraSub/NEUA of a progressive and systematic intervention.

XploraSub/NEUA

Olho da Grota, Portunhos - 2011

Histórico das explorações do NEUA
(actualizado a 5 de Março de 2011)
Março 2011: Dia 5 de Março. Regresso ao Olho da Grota com vários propósitos. De novo examinar a diaclase para já impenetrável que marca o limite da exploração, recolher o carreto que se encontrava na cavidade neste ponto há sensivelmente 1 ano, substituindo-o por uma poita de cimento e tentar visionar algumas possíveis continuações, nomeadamente a partir das salas existentes aos 10 e 6 mts de profundidade.
Primeiro mergulho efectuado por António Mendes, que fotografou a cavidade em alguns pontos de maior interesse e recolheu o carreto no fim da exploração, substituindo-o por uma poita de cimento. Neste ponto, de novo examinou a diaclase para voltar a constatar a sua reduzida largura. No regresso trouxe a enxada usada para desobstruir e ultrapassar a 3ª restrição, que permanecia dentro da cavidade há vários meses.

Continue a leitura

Regresso à nascente do Almonda

O trabalho na Gruta do Almonda nunca está acabado. As dimensões da cavidade, o intrincado das galerias – sendo o labirinto antes da cisterna o caso mais notável – e a impossibilidade de mergulhar o sistema no Inverno quando este está em carga, deixam sempre trabalho pendente.

No decurso dos últimos anos, o colectivo NEUA - XploraSub/GES tem vindo a proceder à topografia da zona labirinto. Uma parte apreciável do trabalho está feito, estando terminada a poligonal e o desenho das principais galerias do labirinto. Em curso está a topografia de algumas galerias secundárias, bem como o enriquecimento do desenho através da adição de pormenores.

Continue a leitura

Olho da Grota, Portunhos - 2010

Histórico das explorações do NEUA

(actualizado a 4 de Dezembro de 2010)
O Olho da Grota, localizado próximo da povoação de Portunhos, concelho de Cantanhede, funciona supostamente como uma das descargas do sistema aquífero Ançã-Cantanhede, situado no flanco SE do anticlinal de Cantanhede, estrutura com orientação NE-SW, e constituído por formações carbonatadas do Jurássico médio, com inclinação entre os 10 e 15 graus para SE, que tem na Nascente de Ançã a sua principal exsurgência.
O Olho da Grota, também conhecido por "Olho d'Água de Portunhos", é uma exsurgência perene, normalmente utilizada como captação de água para os campos agrícolas circundantes. Em anos de seca, é possível percorrer a seco cerca de 15 metros no seu interior.

Continue a leitura