NEUA apoia DeBio na "Biologia na Noite"
-
O NEUA apoia o Departamento de Biologia no ciclo de conferências abertas "Biologia na Noite".
-
Apresentação da Biologia na Noite 2009:
"A 8ª edição do ciclo de conferências "Biologia na Noite" ocorre num ano especial. 2009 é o ano em que se comemoram os 250 anos da Cidade de Aveiro, os 200 anos do nascimento de Charles Darwin e os 150 anos da publicação da sua obra "Sobre a Origem das Espécies através da Selecção Natural". No âmbito da comemoração dos 250 anos da Cidade de Aveiro, associamo-nos ao programa oficial através da co-organização com a Câmara Municipal de Aveiro que, por esse facto, disponibiliza o Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos. Do ponto de vista científico, a temática deste ano só podia ter como fio condutor Charles Darwin, evolução e os processos e mecanismos adaptativos das espécies.
Biologia na Noite 2009 abre, a 14 de Abril, com um orador que é um autêntico "clássico e veterano voluntário" da Biologia na Noite. O nosso ilustre e reputado orador, Jorge Paiva, irá esclarecer-nos por que motivo Darwin pode ser considerado o Copérnico da Biologia, ilustrando a sua palestra com novidades desconhecidas sobre Charles Darwin. Seguimos no mesmo tom para a segunda palestra, a 21 de Abril. Nela, António Frias Martins, professor catedrático da Universidade dos Açores, oferece-nos uma palestra cujo título é suficientemente antecipador de um excelente e vivo debate: "Terá Darwin morto Deus? Criacionismo, Evolucionismo e a Plenitude da Vida".
Após pausa de uma semana, o ciclo continua a 5 de Maio, com a terceira palestra "Evolução e Desenvolvimento: Mudança em Compasso Binário", apresentada por uma jovem Bióloga da diáspora científica portuguesa, presentemente professora na Universidade de Leiden, na Holanda. A sua investigação tem vindo a abrir novas perspectivas no estudo da Biologia Evolutiva. Nesta palestra, Patrícia Beldade mostra-nos como o padrão colorido das asas das borboletas oferece um sistema ideal para investigar que tipo de genes e mecanismos de desenvolvimento contribuem para a diversificação na Evolução e Desenvolvimento dos seres vivos.
A 4ª e penúltima conferência deste ano é a única que não se efectua a uma terça, mas é apresentada a uma quinta-feira, mais precisamente no dia 14 de Maio. Esta conferência, apresentada por Eugénia Cunha, professora catedrática, reputada bióloga e antropóloga, versa sobre um tema transversal e que a todos intriga: "Como nos tornámos Humanos?"
Biologia na Noite 2009 encerra a 26 de Maio, 3ª feira, com uma viagem a mundos que nos são, ainda, bastante desconhecidos e com uma biodiversidade fascinante, com seres que evoluíram de modo a adaptarem-se à vida em ambientes extremos. A palestra "Viagens ao fundo dos Oceanos - Ambientes Extremos e Oásis de Vida", que também está integrada no Ciclo de Conferências "À Descoberta das Profundezas", é-nos apresentada por Marina Cunha, Bióloga e professora auxiliar, que nos mostrará e falará sobre uma das actividades de investigação que existem no Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro.
Como é tradição, darei início a todas as sessões pontualmente às 21,30h. Dada a previsível duração das palestras e o necessário debate que elas provocarão, nem todas terão directamente associado a si um momento cultural ou musical. Os mais tradicionalistas desta componente da Biologia na Noite terão, este ano, que se satisfazer com a continuação de algumas das sessões nos bares de Aveiro. Não descurando, de qualquer modo, a existência de alguma surpresa no final.
Que Biologia na Noite 2009 nos traga bons debates! ---------- Amadeu Soares, professor catedrático Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro"
-
Mais informações e programa:
webpage: www.bio.ua.pt/bionoite
-