Squamatinia algharbica
Espeleóloga do NEUA descobre novo troglóbio no carso Algarvio
Squamatinia algharbica Mendes & Reboleira, 2012 - Foto: Sofia Reboleira
Um novo género e uma nova espécie de tisanuro (Arthropoda: Insecta: Zygentoma: Nicoletiidae) de nome científico Squamatinia algharbica. Vulgarmente conhecidos como ‘peixinhos-de-prata’ou ‘traças-dos-livros’, este é o maior tisanuro cavernícola da Europa e o segundo maior do mundo, apenas ultrapassado por uma espécie cavernícola de Cuba.
Este animal é endémico do meio subterrâneo do Algarve e foi encontrado em grutas pela bióloga e espeleóloga Ana Sofia Reboleira (DBio, CESAM/NEUA), no âmbito do seu doutoramento sobre fauna cavernícola de Portugal.
Trata-se de um troglóbio típico, sem estruturas oculares, despigmentado, com o corpo estilizado e os apêndices extremamente desenvolvidos e que não sobrevive à superfície. É uma relíquia biogeográfica, que terá sobrevivido a vários episódios de alterações climáticas, refugiado no meio subterrâneo do maciço algarvio. Este animal partilha habitat com o pseudoescorpião gigante Titanobochica magna e o dipluro Litocampa mendesi, ambos descritos em 2010.
O NEUA apoiou os trabalhos bioespeleológicos que originaram esta descoberta.
Referência da publicação: Reboleira A.S.P.S., Gonçalves F., Oromí P., Mendes L.F. (2012) Squamatinia algharbica gen. n. sp. n., a remarkable new Coletiniinae silverfish (Zygentoma: Nicoletiidae) from caves in southern Portugal. Zootaxa, 3260, 33–46.