Apresentação
-
No ano em que comemora 29 anos de existência, o Núcleo de Espeleologia, com o apoio do Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, promove um ciclo de conferências relacionado com as profundezas.
Um evento integrado no Ano Internacional do Planeta Terra, da Comissão Nacional da UNESCO-Portugal e nas comemorações dos 250 anos da elevação de Aveiro a cidade.
Dirigidas ao público em geral e à comunidade espeleológica e científica em particular, convidámos espeleólogos e cientistas a partilharem as suas experiências.
A Espeleologia, conhecida tradicionalmente como a ciência das grutas, é uma actividade exploratória e científica, transversal a várias ciências e actividades, que vão desde a exploração, à interpretação científica do meio subterrâneo nas suas componentes biológica, geológica e cultural.
A importância das grutas vai muito além da espectacularidade estética das suas estalactites e estalagmites. As grutas comportam 25% da água doce disponível para consumo humano na Terra, conservam importantes vestígios de épocas passadas e albergam ecossistemas com espécies únicas.
Do ponto de vista exploratório, a Espeleologia abarca múltiplas actividades, que vão desde a inventariação e topografia ao mergulho em gruta, passando pela fotografia subterrânea.
Desafiando as leis da gravidade, cientistas e espeleólogos, desvendam os mistérios da última fronteira do planeta Terra. Das crateras de vulcões, ao menino do Lapedo, das profundezas dos rios subterrâneos, às nascentes hidrotermais dos oceanos, da gruta mais profunda do mundo, às espécies raras que nelas habitam.
Contamos com a sua presença na Universidade de Aveiro!