Prospecção e desobstrução na Boa Viagem

3 de Abril de 2010 - Serra da Boa Viagem


Durante o levantamento topográfico da Gruta das Duas Entradas, constatou-se a existência de uma galeria horizontal com secção oval e em forma de conduta forçada, com direcção poente seguindo a direcção das pequenas dolinas vizíveis na superfície, e com possibilidade de ligação a outras cavidades interligadas. Esta galeria, muito baixa, está parcialmente obstruida com terra proveniente da superfície e merecedora de tentativa de desobstrução. Foi retirada alguma da terra para se aquilatar da extenção da obstrução, que, infelizmente se constatou demasiado extensa para merecer o esforço de desobstrução.
Iniciou-se uma prospecção na localidade de Brenha, com visita ao Algar das Latas. Neste algar procedeu-se à remoção de blocos provenientes de um desmoronamento no início do poço de acesso, que parcialmente obstruía a entrada na cavidade. Constatou-se também a provável existência de um nível inferior, ao qual se poderá ter acesso através de um poço demasiado estreito à passagem de um espeleólogo, mas merecedor de continuação da desobstrução anteriormente iniciada.
boaviagem2boaviagem3boaviagem1
Junto à parede da pedreira de Brenha, foram também identificadas duas cavidades horizontais bastante estreitas, com sensivelmente 5mts de extensão, e colmatadas por argila. Numa destas cavidades foi encontradas em grande número, enormes centopeias.

Participantes: António Mendes; Marco Costa e Rui Pinheiro.