Gruta das Duas Entradas

Serra da Boa Viagem, 8 de Dezembro de 2010


Situada na Serra da Boa Viagem, a Gruta das Duas Entradas havia sido identificada pelo NEUA aquando de uma acção de prospecção realizada em 2008. O objectivo desta incursão centrou-se  na completa exploração e levantamento topográfico da cavidade.

Inserida numa sequência de pequenas dolinas com alinhamento este-oeste, com a entrada na sua maioria colmatada com material orgânico proveniente do bosque circundante, a Gruta das Duas Entradas tem um desenvolvimento essencialmente sub-vertical que acompanha a inclinação dos estratos da face norte da Serra da Boa Viagem, interceptada por uma galeria perpendicular, muito baixa, com alinhamento idêntico às pequenas dolinas identificadas à superfície.

Terminada a topografia, procedeu-se ainda à tentativa de desobstrução do extremo ocidental da galeria horizontal que se encontra parcialmente obstruída por terra oriunda da superfície, mas que por inexistência no local dos meios apropriados não foi concluída.

Nesta cavidade, foi de novo possível constatar uma característica já anteriormente verificada nas cavidades existentes na Serra da Boa Viagem durante os meses de inverno, que é a progressiva dificuldade sentida em respirar, à medida que para o seu interior se vai progredindo.

Participantes: Davide Moreira; Rui Andrade; Rui Pinheiro.


{yoogallery src=[/images/stories/actividades/boa-viagem/gruta-2-entradas] width=[100] height=[75]}