Alecrineiros: 2008-11-18

O NEUA esteve presente na celebração do 2º aniversário do NALGA - Núcleo dos Amigos das Lapas, Grutas e Algares. Como não podia de outra forma acontecer, a celebração aconteceu a trabalhar nas grutas. Para tal reuniu-se o Grupo Espeleo S. Bento, do qual o NEUA é elemento fundador, para explorar, topografar e desobstruir alguns dos algares situados na Serra de S. Bento, situada no Planalto de Sto António (PNSAC).
                     

Alecrineiros (Bocas largas 2) - Acedeu-se finalmente a um novo poço já anteriormente prospectado com cerca de 12m, que aumentou a profundidade máxima da cavidade, neste mesmo poço poderá haver boas possibilidades de continuação apesar de muito trabalhosa, resta confirmar o valor estimado por topografia. Noutra zona foi iniciado um outro alargamento para acesso a um novo poço que havia sido prospectado anteriormente.

                    

Alecrineiros (Sul) - Foi confirmado o desnível total da cavidade e feita a planta parcial da mesma, faltando ainda algumas zonas. Foi obtido um desnível de -221m. Assumindo um grau de incerteza na ordem dos 1%, confirma-se a profundidade apresentada pela topografia da SSAC

                     

Pena Traseira2 - Foi iniciado um alargamento de uma passagem na zona mais profunda do algar e estamos a uma sessão de trabalho para aceder a novo poço lateral, resta depois ver se este continua!

Algar do Muro - Foi revisitado, topografado e fotografado, não foi encontrada nenhuma possibilidade de continuação.

Algar do Ar - Foi novamente visitado e efectuada uma desobstrução que confirmou que esta cavidade terminava sem possibilidade de continuação.

 

reveja as fotografias...