Alecrineiros: 2008-10-25

Mantendo e fomentando o intercâmbio de experiências e projectos que têm vindo a ser desenvolvidos ao longo deste ano o NEUA, NALGA e AES, com a colaboração da Ass. Cult. e Rec. Pedras Soltas na pessoa do Samuel Costa, realizou no passado dia 25 a descida aos -220m. -

Paulo Rodrigues a topografar o algarA actividade realizou-se em São Bento, Serra de Aires e Candeeiros, no Algar dos Alecrineiros Sul, cavidade esta que foi dada a conhecer, em toda a sua actual extensão, por uma equipa francesa da SSAC (Société Spéléo Archéologique de Caussade) que tem feito trabalho neste maciço. É de salientar e agradecer à SSAC a forma aberta e correcta como partilharam a informação.

Com o início pelas 12 horas e terminus já perto das 23h, foram quase 11 horas de intenso trabalho que esta equipa realizou no interior deste Algar.

Como era objectivo da equipa, toda a cavidade ficou equipada, com excepção do primeiro poço. É agora mais fácil a realização dos projectados trabalhos na área geológica, levantamentos topográfico e fotográfico.

Fica também associado a esta actividade o início dos trabalhos do Grupo S. Bento, uma união informal de associações, grupos e indivíduos que visa o melhor conhecimento desta zona do Planalto de Sto António.

 

Brevemente mais informações estarão disponíveis.

 

A equipaEquipa:
C. Alheiro (NEUA),
M. Costa (NEUA),
A. Jalles (AES) e
P. Rodrigues (NALGA/AES).

Colaboração: S. Costa (ACRPS)

 

 

 

 

 

 

Fotos: Carlos Alheiro