Gruta da Arrifana


Dia 13 de janeiro,  foi dado mais um reinício ao ano não só com o pé direito, mas com os dois pés, na tão boa e revigorante lama proveniente das profundezas do distrito de Coimbra. Felicidades para quem é supersticioso e acredita que tudo que for feito no primeiro mês será repetido com intensidade no resto do ano. Então, fica aqui os bons auspícios a todos os tatus da região. Que venha mais e mais grutas.


Entrada da gruta da ArrifanaGruta da Arrifana


O local explorado neste fim de semana foi a de Arrifana, antes conhecida como a gruta da Cova da Moura. Situa-se junto à povoação homónima. A estrada que serve de referência começa logo em frente a uma escola primária.


Ana Sofia Reboleira, António Mendes e Patrícia Lima na entrada da gruta da ArrifanaAna Sofia Reboleira, Rosa Cerqueira, António Mendes e Patrícia Lima


De acordo com os dados obtidos no site dos espeleólogos de Condeixa, a gruta possui 150 m de desenvolvimento horizontal. A facilidade em percorre-la proporcionou tranquilidade em apreciar as suas belezas naturais... 


Gruta da ArrifanaFungo


Principalmente, observar e fotografar os cavernícolas, formalizando o objetivo da exploração.


Morcego ferradura pequeno, Rhinolophus hipposiderosFauna cavernícola


Entretanto observaram-se sinais de vandalismos em muitas das estalactites e estalagmites.

Após o fim da exploração, a equipe direcionou o seu interesse à verificação do nível da água do Olho da Grota, localizado próximo a povoação de Portunhos, concelho de Cantanhede.


Olho da Grota, Portunhos, Cantanhede


Claro que entre as duas atividades, foi possível cumprimentar as senhoras do Restaurante “O Catito”, da freguesia de Ançã.



Texto e fotos: Patrícia Lima

Participantes: Ana Sofia Reboleira, António Mendes, Patrícia Lima e Rosa Cerqueira

Agradecimentos: Ao Manuel Freire, por nos indicar a localização da área geográfica da cavidade, ao Davide Moreira e ao Miguel Pessoa, pela indicação das coordenadas e da localização (à antiga) da cavidade, respectivamente.