Evolução e Biodiversidade escondidas: grutas e cavernas

No âmbito do ciclo de conferências Biologia na Noite, evento organizado pelo Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, teremos a oportunidade única de ouvir um dos maiores especialistas mundiais em Bioespeleologia, o Professor Catedrático Pedro Oromí.

A conferência terá lugar no dia 6 de Junho (segunda-feira) às 21h30 no auditório do Centro Cultural e de Congressos de Aveiro e terá como título: Evolução e Biodiversidade escondidas: grutas e cavernas.


Um breve resumo da sua conferência e do seu percurso curricular, poderá ser lido nos conteúdos do site da Biologia na Noite:

"As ilhas oceânicas são formadas por terrenos muito peculiares que, dependendo da sua idade geológica, das suas estruturas vulcânicas e do tipo de rochas que as formam, possibilitam a existência de grande diversidade de habitats subterrâneos. Para poder sobreviver em ambientes tão extremos, as espécies animais que os ocupam possuem características adaptativas muito marcadas e diferenciadas, adquiridas ao longo de um prolongado processo evolutivos, que iremos discutir. As hipóteses de alterações climáticas que levam a mudanças graduais servem como modelo para explicar esta evolução “sem retorno” em distintas zonas geográficas e bioclimáticas do mundo. Os arquipélagos da Macaronésia possuem uma rica fauna cavernícola, originada a partir de ancestrais que, por sua vez, estiveram submetidos a processos de especiação insular, pelo que constituem um laboratório evolutivo extraordinário. Nesta palestra iremos mostrar um autêntico catálogo da diversidade e das peculiaridades da fauna hipógea e apresentar possíveis conclusões sobre os possíveis modelos evolutivos aplicáveis a estas espécies, à luz de resultados obtidos em estudos filogenéticos e filogeográficos com a ajuda de análises de DNA."

 

NOTA CURRICULAR

Pedro Oromí nasceu em Barcelona em 1947. Licenciou-se em Ciências Biológicas pela Universidade de Barcelona, em 1970, e doutorou-se pela Universidade de La Laguna (Ilhas Canárias), em 1975. Foi bolseiro de entomologia no Museu de Ciencias Naturais de Tenerife, de 1973 a 1975, ano em que ingressou no Departamento de Biologia Animal da Universidade de La Laguna, como Professor Agregado. Actualmente, é Professor Catedrático de Zoologia, responsável por disciplinas ligadas à biologia dos artópodes e à biogeografia, e também é o responsável da equipa de investigação de “Sistemática, biogeografia e evolução de artrópodes de Canárias”. Depois de 1970 a sua actividade de pesquisa centrou-se no estudo dos coleópteros e em 1982 começou a estudar a fauna e a ecologia subterrâneas, principalmente em ilhas vulcânicas. (Macaronésia e Galápagos).  A partir de 1995 dedicou-se ainda aos estudos de filogenia molecular e de filogeografia de artrópodes com radiação evolutiva insular. Já orientou nove teses de doutoramento, dirigiu ou participou em 25 projectos de investigação e publicou cerca de 200 artigos científicos, muitos dos dos quais sobre biologia subterrânea. É membro do Instituto de Estudos Canarios e da Direcção da Sociedade Internacional de Biologia Subterrânea, da qual foi Vicepresidente, entre 1992 e 2000."


Informação: Biologia na Noite